Programação da Semana Santa na Arquidiocese de Uberaba

A Igreja Católica prepara-se para viver a semana mais importante dentro do seu calendário Litúrgico. Durante a Semana Santa, também chamada “Semana Maior”, recordamos o caminho que Jesus percorreu passando pela Paixão, Morte e Ressurreição, celebrando o mistério maior de nossa fé.


Porém, esse ano fomos forçados à viver na pele o conceito de Igreja Doméstica, já que a única solução mais eficaz para conter a pandemia do Coronavírus que assola o mundo é o isolamento social. Sem celebrações eucarísticas, os fieis deverão participar da Semana Santa dentro de suas casas, para evitar a proliferação do vírus.


"Estamos passando por uma realidade inédita na vida da Igreja e de todo o nosso povo. Todos nós estamos contribuindo para não disseminação do vírus, tendo que desorganizar nosso calendário. E vejo que devemos continuar assim até que haja liberação para retorno ao normal e às atividades do dia a dia. Significa que é importante dar atenção ao que as autoridades têm pedido", afirma Dom Paulo.


A orientação do Arcebispo Metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, é que os padres celebrem, mesmo que de forma particular (sem a presença dos fieis), as principais celebrações, e quem tem meios próprios deve fazer a transmissão pelas redes sociais. Quanto aos fieis, cabe à cada pessoa escolher se prefere acompanhar as missas online nas redes sociais, ou as celebrações televisionadas. O importante é que não deixemos de participar!

"Antecipadamente, desejo para todos os padres e seus paroquianos, diáconos permanentes e religiosos uma fecunda Semana Santa, de muita espiritualidade, e uma Páscoa de vida nova. Que o Cristo ressuscitado seja a força para nosso caminhar e para a superação desse momento de isolamento. Rezemos para que, o quanto antes, voltemos à nossa vida de normalidade", finaliza Dom Paulo.

Celebrações do Arcebispo


Dom Paulo irá celebrar a Semana Santa na Catedral Metropolitana, Igreja Matriz de Uberaba. Todas as celebrações serão transmitidas online, nas páginas da Arquidiocese de Uberaba e da Rádio Metropolitana.


No Domingo de Ramos (05/04), o arcebispo celebrará às 10h, a Missa de Ramos na Catedral.

Na Quinta-feira Santa (09/04) celebrará a Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés às 19h. Na Sexta-feira da Paixão (10/04), o arcebispo presidirá Celebração da Morte do Senhor às 15h.

No Sábado Santo, Dom Paulo celebrará a Vigília Pascal, às 19h. No Domingo de Páscoa, Dom Paulo celebrará, às 10h, a Páscoa do Senhor. Abaixo você confere a programação completa.


Participe e vivencie a Semana Santa na sua comunidade de fé!



104 visualizações