Projeto Cozinha Solidária

O projeto “Cozinha Solidária”, idealizado pela Paróquia São José, ajuda a amenizar com gesto concreto os impactos causados pela pandemia do COVID-19, em regiões carentes da cidade de Uberaba.


Após ter sido declarada pela OMS – Organização Mundial da Saúde – a situação pandêmica causada pelo novo coronavírus, todos nós mergulhamos num estado de epifania: fomos levados a refletir sobre o “Lar comum”, a nos conhecer melhor e mais profundamente para percebermos a fragilidade e o aturdimento que nos permeiam.

O COVID-19 apenas escancarou a grande desigualdade social, dependência econômica (do capitalismo) e fragilidade emocional que existem no mundo e, principalmente, em nosso País. Refletindo a respeito da atual conjuntura, em especial nas comunidades em que convivemos, nós, da Paróquia São José e da quase Paróquia São Paulo Apóstolo, mobilizamo-nos e comprometemo-nos a evangelizar de maneira concreta por meio de ações que ajudem, em tempos difíceis e desafiadores, a amenizar o mínimo que seja o sofrimento e a angústia dos mais necessitados. Pois o verdadeiro milagre não vem somente de orações; é fruto do agir, motivado pela vontade de fazer acontecer.


E foi com esse espírito de solidariedade e fraternidade, o verdadeiro sentido do cristianismo, que surgiu a preocupação com as pessoas que se encontram desamparadas e consternadas, neste tempo de pandemia. Assim, com o auxílio de paroquianos e amigos do bem, nasceu a atividade emergencial em meados de abril, que tem ajudado famílias de comunidades periféricas de Uberaba.

O projeto “Cozinha Solidária” consiste em oferecer refeições de qualidade, que pesam por volta de 450g cada e são preparadas com ingredientes frescos: arroz, feijão, uma variedade de proteína e legumes. No jantar, geralmente são distribuídas em carros com o auxílio de voluntários.


Para cobrir as despesas com os ingredientes e manutenção, como botijões de gás industrial e embalagens, os colaboradores contam com o apoio de amigos, instituições e a comunidade como um todo. Momento oportuno para praticar a solidariedade e amor ao próximo da maneira que for possível a cada irmão ou irmã.

Com essa corrente do bem, nas primeiras quatro semanas, a Paróquia São José ofereceu mais de 5.000 marmitas para pessoas em situação de rua e famílias nas comunidades vulneráveis da região. Mas com o alerta da aproximação do pico do COVID-19, visando à segurança de todos os envolvidos, o preparo das quentinhas foi reduzido e ficou itinerante (toda terça e quinta-feira). Desse modo, a demanda aumentou, e agora o objetivo é atender por volta de 200 famílias.


Nas últimas semanas, distribuímos mais de 2.000 marmitas, quase 980 cestas básicas, além de mantas, roupas e calçados, aproveitando o ensejo para a campanha do agasalho.

Sendo assim, nossa grande meta é aprimorar e aumentar o projeto para que continue dando frutos, prestando auxílio para a população carente durante todo o período de pandemia e, se possível, posteriormente também. Somente unidos, seremos capazes de conquistar o BEM MAIOR para todos, pois Deus é Amor e, sem Amor, nada funciona.


Secretaria da Paróquia São José Gameleira

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba