Quinzena de Nossa Senhora D’Abadia segue com programação on-line

A tão conhecida festa de Nossa Senhora D’Abadia, que atrai devotos de Uberaba e toda a região, passou por adaptações durante este período de pandemia do novo coronavírus. Este ano, a fim de evitar aglomerações, a festa foi cancelada, mas a evangelização continua por meio da quinzena que conta com celebrações transmitidas ao vivo pela Pastoral da Comunicação às 6h, 15h e 19h. A programação teve início no dia 1º e vai até o dia 15 de agosto.

A novidade no planejamento da festa de Nossa Senhora será a coroação, no dia 15 de agosto. Vai ser feita por mulheres, tendo como participantes a médica Maria Carolina Nassif, a fisioterapeuta Francine Campoi Nolasco, a cirurgiã-dentista Micaella Ferreira, a assistente administrativa Antônia Maria Costa e a aposentada Zilda Maria Pinto, que perdeu o filho, Paulo César Carlos Pinto, radiologista de 33 anos, para o COVID-19. “Serão cinco mulheres coroando essa grande mulher, a Virgem Maria que, mesmo na hora do sofrimento, vendo seu Filho na cruz, estava de pé. E é isso que ela, Nossa Senhora, Mãe dos Aflitos, da Consolação, dos Enfermos nos pede: que nos mantenhamos de pé diante do sofrimento”, descreve o pároco do Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia, Padre Alexsandro Ribeiro Nunes.


A quinzena conta com terços, rezados diariamente, e a parte social, que acontecerá por meio de uma galinhada, no dia 15 de agosto, e uma feijoada no próximo dia 09. Ambas serão feitas em estilo drive thru. “Contaremos também com uma live feita pela Fundação Cultural, no dia 08. Esta será transmitida no Teatro Vera Cruz, às 21h, e prestará uma homenagem a Nossa Senhora D’Abadia”, conta o pároco.

No dia 31 de julho, a imagem de Nossa Senhora D’Abadia percorreu as ruas da cidade de Uberaba, anunciando o início da festa aos devotos. “Foi emocionante, marcada por muita fé, muitos sorrisos, muitas lágrimas e esperança. A saída da Padroeira pelas ruas da cidade levou esperança ao povo sedento de Deus, às vezes triste, mas cheio de fé. Em certos pontos, a emoção foi imensa, pessoas ajoelharam, choraram, estenderam as mãos e o olhar em preces e súplicas.”


A expectativa para os próximos dias da quinzena são as melhores possíveis, segundo o pároco. “Este tempo de quarentena tem favorecido a devoção, a fé, a busca por Deus e pela intercessão de Nossa Senhora. Os devotos estão respeitando o período de isolamento.”, finaliza.


Larissa Rodrigues

Jornalista

Membro da Pascom do Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba