Reforma Política e eleições limpas

Atualizado: Set 14

Prezados Irmãos e Irmãs em Jesus Cristo, o crucificado-ressuscitado

“A política, tão denegrida, é uma sublime vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum” [Papa Francisco, EG, 205].

De fato, a política é uma das formas mais preciosas da caridade. Infelizmente ela vem sendo denegrida por interesses pessoais e corporativistas. Constatamos a necessidade de uma reforma estrutural na política brasileira para que a política seja exercida com retidão, justiça e honestidade. Lembramos aqui algumas atuações de iniciativa popular que ajudaram a edificar nossa democracia: movimento diretas-já, participação na elaboração da Constituição cidadã de 1988, a lei 9840 sobre a ficha limpa etc. A Igreja Católica no Brasil, através da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em parceria com outras 60 entidades da sociedade civil, está empenhada com a Reforma Política necessária para a consolidação da ordem democrática em nosso país. Há um Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que já se encontra em tramitação no Congresso Nacional, mediante o nº 6.316/2013, divulgado pelo site da CNBB. Tal Projeto de Lei tenta responder a alguns pontos que o conjunto das entidades definiu por consenso: a) Afastamento do poder econômico das eleições; b) Adoção do sistema eleitoral em dois turnos: primeiro, o voto dado ao partido (valorizando os seus projetos de governo); segundo, o voto nos candidatos de uma lista formada democraticamente; c) Valorização da alternância de gênero nas listas dos candidatos; d) Favorecimento do uso dos mecanismos de democracia direta, através da regulamentação do artigo 14 da nossa Constituição: Projetos de Lei de Iniciativa Popular, Referendos e Plebiscitos. Para que este Projeto de Lei seja aprovado, precisamos atingir 1,5 milhões de assinaturas em todo o Brasil. Sua participação com sua assinatura é muito importante! Seja você também um(a) agente de divulgação desta iniciativa popular, para o bem de nossa Nação. O formulário para a coleta de assinaturas pode ser baixado e impresso a partir do seguinte link:

Formulário.pdf

(segue um arquivo em anexo). Assim que o(s) formulário(s) estiver(em) todo(s) preenchido(s), gentileza encaminhá-lo(s) para a Coordenação de Pastoral, no Centro de Pastoral, em Uberaba.


Atenciosamente,

Comissão “Coalizão Pró Reforma Política”

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba