Regional Leste 2 define urgências pastorais para 2015-2019

Arcebispos, bispos, coordenadores diocesanos de pastoral, representantes de presbíteros, leigos e leigas das (arqui)dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo estiveram reunidos nos dias 3 a 5 de novembro, na Casa de Retiros São José, em Belo Horizonte (MG), para a Assembleia Regional de Pastoral do Leste 2.

Com o tema central “Por uma Igreja sempre Missionaria” os participantes refletiram sobre as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para 2015-2019, à luz dos documentos eclesiais “Laudato Si – sobre o cuidado da casa comum” e Misericordiae Vultus. A assessoria do tema central ficou a cargo do religioso e membro da Congregação dos Irmãos (Fráteres), frater Henrique Cristiano José Matos.

Também foi apresentada aos participantes da Assembleia uma análise de conjuntura sobre os principais acontecimentos nacionais e mundiais com enfoque nas questões políticas, sociais e ambientais. A apresentação ficou a cargo do frei Oton da Silva Araújo Júnior, ofm E.  Os participantes tiveram ainda um momento de partilha com a participação de arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, que destacou pontos importantes da XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizado nos dias 4 a 25 de outubro, em Roma.

A programação da quarta-feira, 4, foi marcada pelos estudos sobre as urgências pastorais do Regional Leste 2 para o quadriênio 2015-2019. Após momentos de partilhas entre as províncias eclesiásticas, foram definidas três urgências que serão trabalhadas para fortalecer a identidade do Regional: Igreja Comunidade de Comunidades em missão, Iniciação à vida cristã na comunidade, e Cuidado com a Casa Comum. Além de definir as urgências pastorais para o quadriênio, a Assembleia possibilitou a elaboração de propostas e perspectivas de ação para operacionalização dos caminhos a serem percorridos. O texto sobre as urgências pastorais do Regional Leste 2 para o quadriênio 2015-2019 será elaborado pela equipe de redação e disponibilizado posteriormente..

0 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba