Reitor do Seminário arquidiocesano de Uberaba participa do Encontro de Formação para Formadores de S

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) promoveu entre os dias 09 e 13 de julho o Encontro de Formação Permanente para Formadores de Seminários, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Com o tema: “A Dimensão Intelectual da Formação Sacerdotal na nova Ratio Fundamentalis”, o encontro faz parte da Semana Nacional de Formação para Formadores de Seminários. Segundo informações da CNBB, a OSIB, organizadora do encontro, tem como missão estimular, acompanhar e orientar as várias iniciativas em prol das vocações e dos ministérios. “O Setor se integra com as Dimensões e Organismos da CNBB para implementar a ação evangelizadora e a formação na Igreja do Brasil, além de se relacionar com Organismos afins do CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) e de toda a Igreja.” (CNBB)

O reitor do Seminário de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Uberaba, padre Vanderlei Izaumi Silva, esteve presente e explica a temática do encontro. “A dimensão intelectual não é um conjunto de informações armazenadas na memória e que depois pode se repetir. A intelectualidade no padre é a capacidade de fazer uma síntese da realidade social com a vida, respondendo à luz da fé todos os desafios da evangelização”, afirma o reitor.


De acordo com o padre esta base filosófica e teológica deve oferecer não um aprendizado puro, mas sempre ajudar o padre a viver inquieto mediante as exigências da realidade, para se perguntar qual caminho seguir. “Jesus sempre nos questiona diante do fechamento. Ele nos provoca a uma abertura para o novo e para novas compreensões a partir da fé. Por isso a filosofia e a teologia não podem nos fechar, ao contrário tem que nos manter sempre abertos para o novo. E como diz São Pedro: estarmos sempre abertos para dar razões de nossa fé”, finaliza.

Jordana Moreira Assessoria de Imprensa e Comunicação

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo