Retiro Anual de Seminaristas



O retiro anual de Seminaristas da Arquidiocese de Uberaba aconteceu em Araxá- MG, entre os dias 23 e 26 de setembro, na Casa de Nazaré das Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico. O tema do retiro foi: “Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso.” (Lc 6,36).

A temática proposta pelo querido Padre Sérgio Márcio, pregador do retiro, nos fez refletir profundamente acerca da Misericórdia, e para tais reflexões foram utilizadas parábolas referentes ao tema. Fomos convidados a olhar para nossa vocação como homens que se deixam interpelar pela misericórdia. Misericórdia que nos faz mergulhar profundamente dentro de nossos “porões existenciais” e assim exercer a misericórdia para com o irmão e também com aqueles que nos cercam.





O retiro foi leve e impactante ao mesmo tempo, o que proporcionou a oportunidade de diálogo e convivência fraterna entre os seminaristas. Os momentos de reflexão, partilha e dinâmica nos levaram a inúmeras interrogações.

Saímos gratos pelo retiro, porque tudo nos direcionou a olhar com carinho para nossa vocação. Agradecemos a disponibilidade e a forma amável como as Irmãs Discípulas de Jesus Eucarístico nos acolheram e também a toda a equipe envolvida nos trabalhos da cozinha e organização do retiro. Retornamos à casa formativa felizes e convictos deste amor misericordioso que sempre vem a nosso encontro. Agradecemos ao Padre Sergio Márcio a docilidade e alegria de suas palavras e reflexões.

Ao final do retiro, Dom Paulo Mendes Peixoto presidiu a Missa de encerramento, reafirmando a necessidade e a importância de se falar e viver a Misericórdia diariamente em nossas vidas. O retiro possibilitou vivenciarmos as inúmeras dimensões da misericórdia.


Seminarista Roberto Garcia, 1º ano de Teologia

22 visualizações