Reunião do Conselho de Formadores da Arquidiocese de Uberaba

Reunião do Conselho de Formadores da Arquidiocese de Uberaba

Na manhã desta sexta-feira, 9 de fevereiro, foi realizada a Reunião do Conselho de Formadores arquidiocesano. O reitor do Seminário de Filosofia e Teologia da Arquidiocese de Uberaba, Padre Vanderlei Izaumi Silva, nos conta o que é o Conselho de Formadores. “Dentro da Arquidiocese nós temos os organismos de funcionamento. A parte da Formação é uma dimensão da Arquidiocese que precisa estar sempre em atenção. Nos organismos que precisam de mais atenção forma-se um conselho particular específico para aquela função”, este é o caso do Conselho de Formadores.

Este Conselho é formado inicialmente pelo bispo, que é o primeiro formador dos padres da Arquidiocese e seguidamente pelos padres que o bispo escolhe. “O reitor é aquele que trabalha de maneira mais direta com a formação. No meu caso, sou morador do Seminário e estou no auxílio de todos os outros seminaristas. Eu gosto de dizer que eu sou auxiliar da caminhada de cada um”, afirma padre Vanderlei, reitor do Seminário.

Os demais integrantes do Conselho de Formadores também trabalham de maneira direta na formação, são eles: os diretores espirituais, padre Rogério Consentino de Aguiar e padre José Rinaldo Trajano; monsenhor Levi Fidelis, reitor do Seminário Propedêutico em Araxá; padre Marcelo Lázaro, diretor da Escola Diaconal; padre Saulo Emílio Moraes, vigário geral da Arquidiocese e Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo metropolitano.

Segundo padre Vanderlei, o Conselho de Formadores auxilia o bispo nos assuntos diretos que correspondem à formação. O Conselho “analisa e avalia cada seminarista, ajuda no discernimento de cada vocacionado que se ingressa no seminário e a partir dessas análises, fazem os escrutínios, por exemplo, para ver se estão aptos ou não para a ordenação, tanto diaconal quanto presbiteral”, conta o reitor.

Os assuntos que regem o Conselho de Formadores são os que dizem respeito à ação mais direta da formação, o objetivo é auxiliar o bispo nesses assuntos. “Esse ano nós estamos trabalhando a diferença de formação inicial e formação permanente. O Conselho de Formadores trata diretamente da questão da formação inicial, ou seja, dos seminaristas que estão na fase de ingresso para a vida presbiteral, que é a preparação de oito anos dentro do seminário”, finaliza padre Vanderlei.

Para conhecer melhor a história do Seminário Arquidiocesano de Uberaba, visite o site, clique aqui.

Jordana Moreira Assessoria de Imprensa

1 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se
Identidade visual para fundo escuro.png

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede