Rumo à 58ª Assembleia Geral: números de bispos e de circunscrições eclesiásticas

A partir da próxima segunda-feira, 12 de abril, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estará reunida virtualmente para a sua 58ª Assembleia Geral. Segundo o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembleia é o órgão supremo da CNBB e “a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e corresponsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”.

O encontro reúne todos os membros da CNBB, os quais são convocados a participar, e os bispos eméritos e não-membros, os quais podem ser convidados. Confira abaixo os números de bispos e circunscrições eclesiásticas do Brasil, os quais estarão reunidos em comunhão durante mais uma assembleia da CNBB:

Membros

São membros da CNBB, a partir da posse no ofício e enquanto ocupam: os bispos diocesanos; os bispos auxiliares; os bispos titulares e os prelados das Igrejas orientais católicas. De acordo com levantamento da Secretaria Técnica da CNBB, atualizado em 7 de abril de 2021, atualmente a Igreja no Brasil conta com 309 bispos na ativa, os quais são membros da Conferência.

Confira o quadro:

Desses dados, a Secretaria Técnica da CNBB sublinha que entre os administradores apostólicos um refere-se à Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney, aos cuidados de dom Fernando Arêas Rifan. Outra observação é que entre os oito administradores diocesanos, sete deles são padres, e um é bispo: trata-se de dom Eduardo Malaspina, bispo auxiliar de São Carlos (SP), que está à frente da diocese até a nomeação do sucessor de dom Paulo Cezar Costa, atual arcebispo de Brasília (DF).

Há observação também quanto ao número de arcebispos: são 45 arquidioceses no Brasil e o Ordinariado Militar, cujo prelado tem a dignidade de arcebispo. No entanto, o número de arcebispos está assim composto: 45 arcebispos, uma vez que a arquidiocese de Cascavel (PR) está vacante, mais o arcebispo do Ordinariado Militar e ainda dom Fernando Lisboa, nomeado arcebispo pelo Papa Francisco, mesmo Cachoeiro do Itapemirim não sendo arquidiocese.

Assim, a soma a de bispos na ativa é de 309.

O número de bispos eméritos, aqueles que tiveram renúncia aceita pelo Papa, é de 166. Portanto o total de bispos no Brasil é de 475 prelados.

As circunscrições eclesiásticas

A porção territorial confiada aos cuidados de um bispo é chamada circunscrição eclesiástica, também conhecida como “Igreja Particular”. Pode ser uma prelazia, uma diocese, arquidiocese, eparquia ou exarcado para fiéis de ritos específicos, e também circunscrições que não tem uma limitação territorial, como a administração apostólica pessoal. A soma dessas diferentes circunscrições presentes no Brasil é de 278, assim divididas:

As Igrejas Particulares vacantes

Quando o bispo tem o pedido de renúncia aceito, falece ou é transferido para outra Igreja Particular, a diocese fica vacante. Atualmente, são nove circunscrições vacantes no Brasil, que fica aos cuidados de um administrador até a nomeação do novo bispo. Confira o quadro abaixo:

Fonte: CNBB