São Bento e a Espiritualidade Beneditina: Ora et labora

A mensagem de São Bento e sua espiritualidade são sempre atuais e para todas as pessoas.

A espiritualidade beneditina é a vivência profunda da Eucaristia, dos Sacramentos, do louvor divino na Liturgia das Horas; é a vivência orante da Palavra de Deus, através da Lectio Divina, dos ensinamentos dos Santos Padres.



São Bento traz como elementos básicos para a vida cotidiana: humildade, silêncio, obediência, oração (Liturgia das Horas e Lectio Divina), o sentido pascal da vida, a paz, a discrição, o trabalho, o cuidado com os doentes, a condenação da murmuração, a pontualidade, a hospitalidade, o amor para com os pobres, peregrinos, idosos e crianças.

A Regra de São Bento focaliza quatro pontos fundamentais para uma vivência cristã libertadora: 1. Conversão dos Costumes; 2. Pax beneditina; 3. Ora et labora; 4.Vida Comunitária.


Mosteiro Nossa Senhora da Glória

Dom Alexandre do Amaral, Bispo de Uberaba em 1948, recebeu no mês de maio um grupo de seis monjas, vindas da Dinamarca para fundar um Mosteiro da Ordem Beneditina em Uberaba. Em 8 de setembro do mesmo ano, durante a Véspera da Festa da Natividade de Nossa Senhora, Dom Alexandre oficializou a fundação do Mosteiro de Nossa Senhora da Glória de Uberaba. Atualmente, a comunidade beneditina é formada por 15 monjas e 4 noviças.


Durante 72 anos, as monjas beneditinas prestam serviços a nossa comunidade, acolhendo as pessoas que vão até o Mosteiro em busca de uma palavra de conforto, de um pedido de oração ou de uma orientação espiritual. Acolhem as crianças para a catequese e também recebem os adultos que querem vivenciar a espiritualidade beneditina como Oblatos – leigos beneditinos.

30 visualizações

Posts recentes

Ver tudo