São Francisco de Assis Fundador da Ordem dos Franciscanos

São Francisco de Assis Fundador da Ordem dos Franciscanos

Fundador da Ordem dos Franciscanos e Padroeiro da Itália, neste dia 4 de outubro celebra-se a memória do Santo de Assis.


Cidade do Vaticano

A Liturgia de hoje (04/10), celebra a festa de São Francisco de Assis, fundador da Ordem dos Franciscanos. Celebra-se hoje também o onomástico do Papa Francisco.

Francisco nasceu em 5 de julho de 1182, na cidadezinha de Assis, região italiana da Úmbria. Filho de um famoso comerciante de tecidos, viveu na burguesia de Assis. Recebeu o nome de Francisco, talvez por causa das origens francesas da família.

O jovem cavaleiro partiu para a guerra, com o desejo de voltar como herói, mas foi preso e adoeceu.

Conversão

O jovem indisciplinado, rico e vaidoso decidiu optar por uma vida pobre, humilde e santa, após ter tido uma visão. Tocado pela presença divina, mudou de vida e começou a se dedicar aos necessitados, a ponto de oferecer seu manto a um leproso.

No entanto, recebeu outra visão na igrejinha da Porciúncula, onde ouviu uma voz que dizia: “Vai Francisco e reconstrói a minha Igreja que em ruínas”. Então, ele vendeu alguns bens do seu pai para reconstruir a igrejinha. Por isso, sendo acusado de dissipador da fortuna paterna, Francisco se despojou das suas vestes e as colocou aos pés do pai; assim, renunciou à sua herança e partiu nu para viver em plena pobreza.

Fundação da Ordem Franciscana

Francisco começou a sua nova vida como pedreiro, reconstruindo a igrejinha da Porciúncula, tocado por uma passagem evangélica de São Mateus.

Um dos seus principais seguidores foi a jovem rica, Clara, que colaborou com o Santo para fundar a Ordem das Clarissas.

Com seus seguidores, Francisco dirigiu-se a Roma para obter autorização de instituir uma Ordem de pobreza absoluta, segundo a Regra primitiva, à semelhança de Jesus. Depois de muita insistência e insatisfação perante a riqueza dos católicos de Roma, a Ordem recebeu aprovação para atuar. Assim, voltou a Assis para cuidar dos leprosos.

São Francisco fez várias viagens missionárias e realizou muitos milagres. Em 1224, no Monte Alverna, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo e em 3 de outubro de 1226, faleceu em Assis.

São Francisco é conhecido no mundo como padroeiro dos animais e do meio ambiente, por fazer pregações aos animais e às aves do céu. Diante destes seres vivos e da natureza, obras do Criador, entoou seu famoso canto às Criaturas e elevou a Deus sua oração:

Oração de São Francisco

«Senhor, fazei-me instrumento de vossa Paz! Onde houver Ódio, que eu leve o Amor, Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão. Onde houver Discórdia, que eu leve a União. Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé. Onde houver Erro, que eu leve a Verdade. Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança. Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria. Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre, fazei que eu procure mais: Consolar, que ser consolado; Compreender, que ser compreendido; Amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e É morrendo, que se vive para a vida eterna!».

Ouça e compartilhe https://arquidiocesedeuberaba.org.br/wp-content/uploads/134652381_F134652381.mp3

Fonte: Vatican News.

Leia mais

Capela de São Francisco de Assis, em Uberaba, inicia Tríduo em louvor ao padroeiro neste dia 1º de outubro

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede