O dia nacional da consciência negra, celebrado no dia 20 de novembro, relembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. Em Uberaba, no Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia, a Santa Missa marca as comemorações desta data.

A celebração será nesta sexta-feira (20), às 12h. Será transmitida nas redes sociais do Santuário, mas contará com capacidade para 160 pessoas participarem presencialmente, com todas as regras já estabelecidas pelo município e Arquidiocese - como o uso de máscaras faciais que cubram o nariz e a boca, distanciamento social e uso de álcool gel para higienização das mãos. Para participar, é necessário retirar a senha na secretaria paroquial, até quinta-feira (19), das 8h às 12h e das 14h 30 às 17h.
Padre Jarbas, diretor espiritual da Pastoral Afro do Santuário, conta que o principal objetivo da celebração é resgatar a cultura afro-brasileira, e a memória de Zumbi dos Palmares. Terá também uma homenagem ao ex-presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Antônio Carlos Marques, que faleceu em 2019. Infelizmente, neste ano, não haverá as danças e comidas típicas, por conta da pandemia do novo coronavírus, mas o principal objetivo é a celebração da memória religiosa e de fé da cultura africana em Uberaba.
Você pode acompanhar a Santa Missa pelos links abaixo:
• Facebook Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia
• Youtube Santuário Basílica de Nossa Senhora da Abadia
Ana Luísa Andrade
Assessora de Imprensa