Santuário Basílica Nossa Senhora D’Abadia completa um ano de dedicação


No dia 21 de junho, o Santuário Basílica de Nossa Senhora D’Abadia completou o primeiro ano de dedicação. O reconhecimento aconteceu no mesmo ano em que foi concedido ao Santuário, pelo Sumo Pontífice, o Papa Francisco, o título de Basílica Menor, em 27 de janeiro de 2020. Desde então, o Santuário passou por inúmeras modificações para tornar-se um centro de irradiação do Evangelho através da liturgia, pastoral e formação.

A celebração solene de instalação da Basílica acontecerá no dia 16 de julho, às 19h. Ela será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Peixoto, transmitida pelas redes sociais e com presença limitada de fiéis. “A instalação da Basílica acontecerá no dia em que a Paróquia de Nossa Senhora D'Abadia de Uberaba completa seu Jubileu de 100 anos de criação. O título de Basílica, inédito em Uberaba, é concedido a igrejas em diversos países do mundo devido à veneração dos cristãos, importância histórica, artística e cultural para a cidade; em razão da beleza na arquitetura e decoração e por ser centro de ação litúrgica e formação para fiéis, lugar de peregrinação. Aproximadamente 80 igrejas em território nacional possuem esse título”, explica o pároco do Santuário Basílica Nossa Senhora D’Abadia, padre Alexsandro Ribeiro Nunes.





Já a ‘dedicação’ é o ato de consagração, sagração ou inauguração de uma igreja, templo religioso. “O Santuário Basílica, neste primeiro ano de dedicação, tem feito um esforço para ser um lugar de oração, silêncio, acolhida, escuta, evangelização, celebração e ajuda aos mais pobres, principalmente. Pequenas obras foram feitas para melhor acolher os devotos, os paroquianos e visitantes”, compartilha o pároco.

Durante a pandemia, o Santuário se tem preparado e renovado para receber os fiéis em oração. “Mesmo nos momentos em que ficamos impedidos de celebrar, mantivemos as portas abertas para que o povo de Deus pudesse fazer sua oração pessoal diante do Santíssimo Sacramento e da imagem da Virgem Maria com todo o cuidado sanitário e respeitando os protocolos de segurança”, continua o pároco.

Ainda neste ano, o Templo investiu na capacitação de fiéis paroquianos para a acolhida das pessoas nas portas com álcool em gel, medição de febre e marcações de lugares. “Os bancos foram marcados. Acrílicos foram colocados na loja e na sala de atendimento dos fiéis que buscam orientação espiritual e o Sacramento da Confissão. Além disso, várias campanhas foram realizadas no decorrer deste ano de pandemia junto aos paroquianos, pastorais, movimentos, empresas parceiras para ajudar famílias e pessoas atingidas pelo desemprego. Reforçamos o trabalho da Pastoral de Rua com jantares, lanches, roupas, máscaras e cobertores distribuídos a cada 15 dias”.

Para que a evangelização continuasse presente na vida dos fiéis impossibilitados de ir presencialmente ao Santuário, foram adquiridos equipamentos para transmissão on-line das celebrações e fortalecimento da Pastoral da Comunicação (Pascom). “O Ano litúrgico com suas celebrações marcadas pelo Ciclo da Páscoa, tendo como centro o Tríduo Pascal e o Ciclo do Natal, foram todas celebradas com suas memórias, sendo as festas e solenidades sempre transmitidas. Realizamos ainda a campanha do Natal Solidário e também do Corpus Christi Solidário que arrecadou alimentos para os mais pobres. E saíamos, algumas vezes, com a imagem de Nossa Senhora D’Abadia para levar conforto aos hospitais”, complementa.


Festa de Nossa Senhora D'Abadia 2021

Para os 100 anos de Paróquia e 140 anos de devoção, a festa da padroeira de Uberaba já está em planejamento. “Esperamos realizar missas presenciais com restrições e presença reduzida, respeitando o distanciamento durante os 15 dias. Será necessário pegar na secretaria a entrada com antecipação. Tudo vai depender do decreto na época da festa e da instrução dada pelo Arcebispo”, pontua o pároco.

Ainda para a festa é planejado um leilão virtual, no dia 14 de agosto, e a carreata com a imagem de Nossa Senhora pela cidade. “A coroação será transmitida e iremos produzir para entrega galinhada e outras guloseimas, seguindo os sistemas drive thru e delivery, implementados ano passado. Nossa loja de artigos religiosos já está sendo abastecida com camisetas, velas, imagens, máscaras etc. As celebrações serão transmitidas pela Pascom e esperamos a participação de todos os fiéis de Uberaba e região”, conclui padre Alexsandro.


Larissa Rodrigues

Jornalista

Membro da Pascom do Santuário Basílica de Nossa Senha D’Abadia

52 visualizações