Semana Nacional da Família


A Semana Nacional da Família, promovida anualmente pela CNBB, aconteceu este ano no período de 9 a 15 de agosto, com o tema “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”, extraído de Josué 24,15.

Para tanto, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Uberaba sugeriu uma programação a fim de que as paróquias pudessem, de acordo com sua realidade, segui-la ou utilizá-la como elemento norteador das atividades durante os dias da Semana Nacional da Família.

Como sinal de unidade, a Coordenação da Pastoral Familiar da Arquidiocese sugeriu três momentos que puderam ser vivenciados em conjunto, todos de maneira virtual, pelos missionários da Pastoral Familiar de cada paróquia.

Esses momentos foram:


• 08/08/2020 – sábado – 10h: Abertura da Semana Nacional da Família sob a responsabilidade da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, realizada por Dom Valmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, um momento de reflexão com o casal André Parreira e Karina e uma entrevista com uma psicóloga, conduzida pelo Assessor Nacional da Comissão Vida e Família, Padre Crispim Guimarães dos Santos;


• 12/08/2020 – quarta-feira – 20h: Terço das Famílias;


• 16/08/2020 – domingo – 20h: Encerramento da Semana Nacional da Família sob a responsabilidade da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, conduzido pelo Assessor Nacional da Comissão Vida e Família Padre Crispim Guimarães dos Santos.

Além desses momentos em comum, foram sugeridas atividades baseadas no subsídio Semana Nacional da Família para que cada paróquia pudesse, de acordo com sua realidade, utilizá-las.


A participação dos missionários da Pastoral Familiar de nossa Arquidiocese foi muito grande e proveitosa, uma vez que diversas foram as manifestações recebidas pela Coordenação da Pastoral Familiar.

Foi solicitado a cada equipe da Pastoral Familiar das paróquias que fossem encaminhadas para a Coordenação da Semana Nacional fotos das atividades desenvolvidas, a fim de que pudessem ser criados pequenos vídeos que foram apresentados no Encerramento Nacional da Semana. Muitos foram os vídeos mostrando a participação das diversas equipes da Pastoral Familiar de nossa Arquidiocese.

A participação maciça dos missionários da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Uberaba trouxe novo ânimo de ação nestes tempos difíceis de pandemia, com a disponibilidade de todos em superar obstáculos em favor das famílias.

Este continua sendo nosso desafio. Este continua sendo nosso trabalho. Que a Sagrada Família seja nosso objetivo e modelo de vida, animando e aquecendo o coração de cada um que trabalha em favor deste dom de Deus: a família!

Solange e Freud

Casal Coordenador – Pastoral Familiar Arquidiocese de Uberaba

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo