Semana Nacional da Família promovida pela CNBB acontece de 9 a 15 de agosto

A Semana Nacional da Família promovida anualmente pela CNBB acontecerá este ano no período de 9 a 15 de Agosto. Diante desta realidade a Pastoral Familiar da Arquidiocese vem convidar todo o povo de Deus a participar deste momento tão importante para nossas famílias.


Para tanto é sugerida uma programação para que as paróquias possam, de acordo com sua realidade, segui-la ou utilizá-la como elemento norteador das atividades a serem desenvolvidas durante os dias da Semana Nacional da Família.


Como sinal de unidade a Coordenação da Pastoral Familiar da Arquidiocese sugere três momentos a serem vivenciados em conjunto, todos de maneira virtual, pelos missionários da Pastoral Familiar de cada paróquia. São eles:


• 08/08/2020 – Sábado – 10h - Abertura da Semana Nacional da Família sob a responsabilidade da Comissão Nacional da Pastoral Familiar a ser realizada por D. Valmor Oliveira de Azevedo – presidente da CNBB, um momento de reflexão com o casal André Parreira e Karina e uma entrevista com uma psicóloga a ser conduzida pelo Assessor Nacional da Comissão Vida e Família Padre Crispim Guimarães dos Santos

• 12/08/2020 – Quarta-feira – 20h – Terço das Famílias

• 16/08/2020 – Domingo – 20h – Encerramento da Semana Nacional da Família sob a responsabilidade da Comissão Nacional da Pastoral Familiar a ser conduzido pelo Assessor Nacional da Comissão Vida e Família Padre Crispim Guimarães dos Santos


Programação


Obs: Os links para acesso a cada evento online serão divulgados nas vésperas dos mesmos e encaminhados a cada paróquia.

ATIVIDADES SUGERIDAS

As atividades sugeridas fazem parte da Hora da Família da Semana Nacional da Família. Elas podem e devem ser adaptadas à realidade de cada paróquia no que diz respeito a:

· atendimento aos cuidados sanitários relativos à pandemia;

· realização de forma presencial ou virtual;

· horários definidos pelas paróquias.

Encontro – Celebração do Dia dos Pais - Um momento para celebrar a vocação dos pais a partir das maravilhas que Deus realizou em São José.

Dica: Imprimir ou separar fotos reveladas dos pais com seus filhos em momentos significativos e colocá-las em local de destaque, junto com a imagem de São José.

Encontro – Amados e chamados por Deus - Na alegria de amar e ser amados, vamos celebrar no encontro todas as vocações, em sintonia com o tema do Mês Vocacional celebrado em toda a Igreja no Brasil.

Encontro – Família e Matrimônio - Neste encontro, a proposta é celebrar a família como lugar ideal para refletir o amor de Deus que se inicia pelo matrimônio, sendo este um dom de Deus para a santificação dos esposos.

Dica: Colocar o santo de devoção da família em destaque e também a foto de casamento.

Encontro – Família e Educação - Em sintonia com a proposta do Papa Francisco de um Pacto Educativo Global, este será um encontro que incentivará a reflexão sobre o papel da família na educação e preparação dos filhos, com amor, para os desafios da vida pessoal, social e profissional.

Dica: Preparar um local para a bíblia, uma vela, livro de espiritualidade, um terço ou crucifixo como símbolos da fé.

Encontro – Hora Santa da Família - O Hora da Família propõe um momento especial de celebração na Semana Nacional da Família, no dia de Santa Dulce dos Pobres, que pode ser uma adoração ao Santíssimo Sacramento ou uma solenidade com a Palavra de Deus, contemplando a presença divina nas Sagradas Escrituras.

Dica: Preparar, no templo, ou nas casas, um ambiente celebrativo com uma mesa, toalha, flores e velas.

Encontro – Família e compromisso com a vida - Iluminados pela Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, somos convidados a refletir sobre a importância e a necessidade da família preparar-se estruturadamente para assumir o compromisso de gerar, educar e cuidar da vida, desde a concepção até a morte natural.

Dica: Colocar em uma mesa símbolos que representem a família, como uma imagem da Sagrada Família, uma vela para simbolizar a esperança na vida, flores ou ramos verdes para representar o cuidado com a vida do meio ambiente. Também imagens de fetos ou mesmo fotos, fotos de crianças e de idosos para representar a vida desde a concepção até seu fim natural.

Encontro – Eu e minha casa serviremos ao Senhor – O objetivo é promover a unidade e a fidelidade a Deus e à Igreja como valor fundamental na vida das famílias.

Dica: preparar bem o local para o encontro, com destaque para a Palavra de Deus, e para a acolhida.

Obs: O subsídio impresso da Semana Nacional da Família pode ser adquirido na loja virtual da Pastoral Familiar (lojacnpf.org.br) ou a versão digital diretamente no aplicativo de leitura Estante Pastoral Familiar – no Google Play.

Solicitamos o empenho de cada paróquia no sentido de promover e divulgar as ações para a efetiva participação das famílias neste momento tão importante.

Coordenação da Pastoral Familiar

Arquidiocese de Uberaba

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba