Semana Santa começa com a celebração de Ramos

A celebração de Ramos, neste domingo, dia 29 de março, abre as cerimônias da Semana Santa da Igreja Católica no mundo. Em Uberaba as procissões ocorrerão no período da manhã. À noite, só haverá bênção dos ramos no interior das igrejas.

As celebrações de Ramos seguem os horários habituais de domingo, com as atividades concentrando-se nas missas do período da manhã, facilitando a realização da procissão. A cerimônia faz memória à entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando montado num jumentinho foi aclamado rei pelo povo que estendeu mantos e acenou com ramos na sua passagem.

O arcebispo dom Paulo Mendes Peixoto vai presidir missa das 8 da manhã no Santuário da Abadia, em Romaria. É que desde o último dia 26 ele realiza visita pastoral aos paroquianos de Romaria.

Na Catedral de Uberaba a cerimônia terá início às 9h, no salão paroquial. A procissão acontecerá no quarteirão em volta da igreja. No Santíssimo Sacramento a bênção dos ramos será a partir das 9 h, na praça Dom Eduardo, com os fiéis saindo em procissão até a igreja da Adoração, onde a celebração dará continuidade.

Em Santa Teresinha a procissão de ramos terá início às 8h30, na rua Tiradentes, em frente do Orfanato Santo Eduardo e depois segue para a  matriz.. Também a partir das 8h30 serão realizadas as celebrações em São Judas Tedeu, bairro Fabrício e paróquia São Mateus, situada próxima a Mogiana.

Já no Santuário da Abadia, paróquia Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora das Graças as cerimônias, com benção e procissão de ramos, serão a partir das 9 horas.

A mensagem da celebração de Ramos observa dom Paulo Peixoto é que a realeza de Jesus aclamada pelo povo não é do triunfo humano e sim do serviço. “Assim, também nós devemos nos colocar a disposição para servir, sobretudo, o irmão necessitado, marginalizado e injustiçado,” enfatiza.

O arcebispo ressalta que o foco principal da liturgia de Ramos é a instituição da Eucaristia. Antecipando o sofrimento na cruz, relata dom Paulo, Jesus celebra a Páscoa com os 12 apóstolos na Ceia derradeira, indicando que a sua morte não será o fim, mas a passagem para a vida eterna.

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

Uberaba, 27 de março de 2015


1 visualização
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba