Seminário realiza retiro de espiritualidade anual no Mosteiro Beneditino da Glória em Uberaba

Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro foi realizado no Mosteiro da Glória, em Uberaba, o retiro anual dos seminaristas de nossa Arquidiocese. O assessor do retiro foi Padre Jean Richard Lopes, pertencente ao clero da Arquidiocese de Botucatu-SP, professor no curso de Teologia, da PUC-Minas, em Belo Horizonte.

Iniciando na manhã de sábado (10) com a santa missa na presença das monjas, religiosos dominicanos e leigos, Dom Hugo da Silva Cavalcante OSB, no momento de sua reflexão, salientou que “Pode mais quem ama mais”, na oportunidade em que celebramos Santa Escolástica, irmã de São Bento.

Para o retiro desse ano, os seminaristas praticaram os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola, com reflexões pessoais e comunitárias, além da valorização do silêncio. Conforme destacou Pe. Jean, “os exercícios espirituais são frutos de um caminho de fé vivido por Santo Inácio, ele reencontrou o Deus da revelação e acolheu sua palavra criadora, compreendendo a concepção do mundo e o sentido dos acontecimentos a partir da nova visão do amor”. Pe. Jean revelou ser um grande apreciador dos métodos inacianos e enfatizou que “o retiro serve para adequar a nossa vontade a vontade de Deus. Em que temos a oportunidade de esvaziarmos de nossos desejos e sermos preenchidos pela graça de Deus”

No encerramento do retiro, na manhã de segunda-feira (12) a Santa Missa foi celebrada pelo Arcebispo Dom Paulo Mendes Peixoto e concelebrada por Pe. Vanderlei Izaumi (Reitor do Seminário), Pe. Rogério Aguiar (Promotor Vocacional), Pe. Alexandre Alves (Setor Juventude) e Pe. Jean Richard, na qual o Arcebispo deu abertura ao ano letivo do seminário e as boas-vindas aos três novos candidatos desse ano; um para a etapa da Configuração (Teologia) e dois para a etapa do Discipulado (Filosofia). Na oportunidade, Dom Paulo destacou a importância do retiro para a vida dos candidatos ao sacerdócio. Para ele, esse tempo da escuta da palavra de Deus e da interiorização é fundamental para que se tenha uma resposta autêntica e clara acerca de nossa vocação.

Rendamos graças a Deus pela vida de nossos seminaristas e peçamos ao Senhor que envie sempre mais operários para a sua messe.

Seminarista Allan Túlio 2º ano do Discipulado (Filosofia)

Seminaristas de Uberaba


5 visualizações
Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba