Seminário Arquidiocesano de Uberaba realiza Semana Santa doméstica em 2021

Atualizado: Mai 10




Em decorrência da prudência ainda urgida pela dificuldade de nossos tempos, nossos seminaristas, acompanhados de seu reitor, Pe. Vanderlei, realizaram toda a Semana Santa neste ano de 2021 de maneira doméstica.

Situados na Casa Dom Benedito, residência temporária do Seminário de Uberaba, os preparativos para a semana maior de nossa fé iniciaram-se desde a Semana das Dores: os seminaristas da Filosofia prepararam um bonito encontro litúrgico voltado para a meditação das Sete Dores de Maria, marcado por uma profunda espiritualidade mariana.

Em sequência, começamos a Semana Santa com a solenidade do Domingo de Ramos, erguendo nossos ramos e cantando pelos jardins de nossa casa. A segunda, terça e quarta-feira da Semana Santa foram marcadas pela espiritualidade do encontro em torno das pessoas de Maria, Senhora das Dores, e de Jesus, Senhor dos Passos.





O tríduo pascal foi uma experiência de imersão nos mistérios mais profundos e essenciais da fé e, de maneira ainda mais especial, vividos em comunidade formativa. Fizemos a vigília até tarde da noite na Quinta-feira santa, rezando por todos os que sofrem em consequência do mal que está a nosso redor; sofremos com Jesus sua Paixão na Sexta-feira santa e com a alegria de nossos sorrisos, com o cantar de nossos sinos e a doçura dos chocolates celebramos Sua ressurreição. Como em muitas famílias, tivemos um saboroso e fraterno almoço no Domingo de Páscoa após a celebração eucarística – coroando com o ágape da refeição em comum, como faziam os primeiros cristãos, a alegria de termos o Ressuscitado entre nós.

Desse modo, mesmo com todas as limitações que conhecemos, cada seminarista pôde trazer um pouco de suas comunidades paroquiais e reanimar a espiritualidade pascal em suas vocações.


Sem. Vitor Lacerda

22 visualizações

Posts recentes

Ver tudo