Seminarista em pré-estágio pastoral em Nova Ponte

Diante da realidade da pandemia do novo coronavírus, o Conselho de Formadores da Arquidiocese de Uberaba decidiu para este resto de 2020 enviar-me em uma modalidade de pré-estágio pastoral para a Paróquia São Miguel Arcanjo, na cidade de Nova Ponte, junto ao Padre Rone Carlos. Neste período, tenho me organizado entre o término do curso de Teologia este ano (TCC etc.) e as atividades pastorais da paróquia.

Tem sido um período muito frutuoso junto ao Povo Santo de Deus, pois, como futuro presbítero diocesano, fui e serei chamado a servir este mesmo povo na graça e caridade de Cristo, o Bom Pastor. O padre não existe para si, mas para o outro. Diante disso, tenho tido a oportunidade de vivenciar este carisma especial do trabalho diocesano na realidade paroquial de Nova Ponte, na celebração da festa em louvor a seu padroeiro, nas missas nas comunidades rurais e na convivência fraterna com o Padre Rone, o seminarista Ademar (que pertence à paróquia) e os paroquianos. Estamos também por iniciar trabalhos formativos para os Ministros da Eucaristia, Liturgia e a criação do Curso Bíblico Paroquial, com o intuito de sempre auxiliar o povo na dimensão formativa da fé.

Tudo tem sido muito enriquecedor, de modo que a graça de Deus sempre se faz presente em nosso meio! Agradeço de coração ao Conselho Formativo, a Dom Paulo, ao Padre Vanderlei e ao Padre Rone a oportunidade de servir sempre! Obrigado.

Pablo Borges

Seminarista / 4º ano de Teologia

16 visualizações