Seminaristas receberão ministérios na Missa das Famílias

Todos os anos, a Arquidiocese de Uberaba, juntamente com o Seminário Arquidiocesano, promove a Missa das Famílias, com o objetivo de reunir para celebrarem a Santa Missa em unidade, rezando por suas vocações e vidas. É de praxe que ela aconteça no meio do ano, mas por causa da pandemia, ela acontecerá no próximo dia 20 de dezembro, no Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, de forma privada.



Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano Dom Paulo Mendes Peixoto irá conferir ministérios a cinco seminaristas da teologia, e você é convidado a rezar por cada um deles:


• Vitor Lacerda - Admissão às ordens sacras

• Welder Castro P. Andrade - Admissão às ordens sacras


• Otávio Henrique Spinelli - Leitorato

• Rodrigo Teodoro Mendonça - Leitorato


• Pablo Henrique Borges Ferreira - Acolitato


O rito de admissão às Ordens Sacras destina-se a que o aspirante ao Diaconato ou ao Presbiterato manifeste publicamente a sua vontade de se doar a Deus e à Igreja, para exercer a Ordem Sagrada. A Igreja, aceitando esta doação, escolhe-o e chama-o, a fim de se preparar para receber a Sagrada Ordem, passando assim a ser contado legitimamente e canonicamente entre os candidatos ao Presbiterato.


O leitorato é recebido com a intenção de tornar-se auxiliar na liturgia da palavra, se tornando oficialmente um leitor da Igreja.


O acolitato é o ministério dado pela Igreja aos seminaristas ou leigos para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Pão. Uma vez tornado acólito, ele passa a ser ministro de eucaristia extraordinário de modo mais permanente na diocese. Este é um dos dois ministérios dados ao seminarista normalmente durante o término de seus estudos em preparação para as ordenações diaconal e presbiteral.


Continuemos firmes, rezando pelas vocações de nosso seminaristas, para que sigam fortes em suas caminhadas!


Ana Luísa Andrade

Assessora de Imprensa da Arquidiocese de Uberaba

17 visualizações