Setor Juventude realiza videoconferência com representantes das Províncias Eclesiásticas

O Setor Juventude do Regional Leste 2 da CNBB realizou uma videoconferência, no dia 02 de março. Com a participação de 15 assessores diocesanos, houve partilha sobre a caminhada da evangelização da juventude nas Igrejas particulares de Minas Gerais e do Espírito Santo.


O encontro contou com a presença do Bispo da Diocese de São João del-Rei e Referencial da Comissão para a Juventude, Dom José Eudes Campos do Nascimento, e do secretário executivo, Pe. Roberto Marcelino de Oliveira.


A reunião iniciou com um momento de espiritualidade, a partir do Hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) 2021.


Dom José Eudes contextualizou a realidade de trabalho no Regional Leste 2 e explicou que o Setor é organizado por Províncias Eclesiásticas, com padres articuladores em cada uma delas. Após comentar sobre a situação em cada Província, o bispo sugeriu trabalhar a CFE 2021 com as juventudes e chamou a atenção para Reunião Ampliada Regional da Pastoral da Juventude (PJ), de 03 a 06 de junho.


Cada assessor eclesiástico fez um panorama da realidade de sua Arqui/Diocese, trazendo as preocupações e as ações que estão sendo feitas neste “novo normal” imposto pela pandemia.


Entre as partilhas dos padres, foi destacada a proposta do Encontro de Revitalização, que está sendo planejado em 04 passos: Avaliar o projeto IDE, possibilitando a troca de experiências; Contextualizar a partir do método de análise SWOT ou FOFA e identificar forças, oportunidades, fraquezas e ameaças; Abrir perspectivas, a partir do estudo do documento 85 da CNBB, Projeto IDE, Christus Vivit e DGAE 2019-2023; Definições, pois a princípio o encontro está marcado para setembro (data pode ser remarcada).


Outro destaque foi que o grupo recebeu dicas de como utilizar o entretenimento e o voluntariado para atrair os jovens. Os agentes também foram orientados a usar a dimensão formativa com criatividade.


No final do encontro, foram abordados temas sobre os Jovens Conectados e elaboração do Estatuto Nacional do Encontro de Jovens com Cristo (EJC). Dom José Eudes fez a oração final e concedeu a bênção.


Fonte: CNBB Leste 2

17 visualizações