Significado de Santidade



Santidade é a qualidade ou característica de quem pode ser considerado santo, dotado de virtudes, inocência, piedade e pureza. O conceito de santidade é relacionado com a religiosidade e a fé. De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade.


A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus.

Para os cristãos, viver uma vida de santidade ao Senhor significa abdicar de práticas que são consideradas abomináveis diante de Deus. Significa viver comprometido com tudo aquilo que é tido como "santo", no sentido de ser honesto, limpo, louvável, correto, benigno etc.


Os membros da Igreja, bispos, padres e freiras, têm o compromisso de viver a santidade de Deus e, para isso, devem renunciar a aspectos e hábitos que são considerados mundanos. Para os cristãos, portanto, a santidade é ligada à ideia da ausência de pecados e de prazeres mundanos. A santidade deve ser praticada ao longo da vida, em cada pequeno ato ou gesto, através das escolhas baseadas no amor e na paciência.


Na bíblia, além de pureza e ausência de pecado, o conceito de santidade é relacionado com a dedicação de uma pessoa a Deus. Da mesma forma, a santidade é relacionada ao comportamento que deve ser seguido (comportamento de santidade) para que se chegue o mais perto possível da santidade de Deus.


Veja este exemplo de um versículo bíblico sobre a santidade: “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus” (2 Cor 7,1). Esta palavra é utilizada com o significado de santo ou santificado para designar algo sagrado ou para se referir a um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas.


Homilia do Arcebispo

Dom Paulo Mendes Peixoto

9 visualizações