Sinal de esperança

Sinal de esperança

Muitas pessoas se desesperam quando se envolvem com os problemas do cotidiano. Isso é sinal de fragilidade e de desequilíbrio emocional, provocado pelo contexto social do momento, mas também pela própria identidade e formação de cada indivíduo. As pessoas existem para viver, descobrindo na vida as motivações de esperança, olhando para o futuro como possibilidade concreta de felicidade.

A História da Salvação projetada pelo Senhor da vida, que perpassa por todo o Antigo Testamento e continua nos novos tempos, tem suas marcas dentro do contexto da Sagrada Escritura. A Bíblia está recheada de figuras concretas de pessoas que acreditaram em projetos de esperança. Foram grandes sinais de vida e de construção do Reino de Deus, e lutaram para realizá-lo com determinação.

Entre tantas personagens bíblicas, que foram modelos para as novas culturas, destacamos a figura de Maria, a Mãe de Jesus Cristo, pessoa simples, mas com personalidade forte e determinada. Sua postura foi indiscutivelmente firme, levando avante o “sim” como resposta a uma proposta desafiante no projeto de Deus. O “Faça-se em mim segundo sua a tua palavra” (Lc 1,38) a identifica no projeto.

Porque acreditou em Deus, Maria foi sinal concreto de esperança. Conseguiu enxergar o futuro, mesmo enfrentando grandes sofrimentos, um mundo promissor. Ela é sinal de conquista, de ânimo e de superação das contradições. É espelho de esperança para cada brasileiro, num país de tantos desafios e contravalores. Tudo isso para dizer que é possível um Brasil diferente e saudável.

O que os brasileiros podem esperar das lideranças do país? Pela globalidade de práticas ofensivas ao povo, realizadas pelos atuais políticos brasileiros, faltam sinais concretos de esperança. A sensação é de que há necessidade de nascer político honesto, com hombridade e capaz de recuperar a credibilidade do povo, que não pode continuar desapontado e preocupado com seu futuro.

Acreditamos que ainda há sinal de esperança, porque Deus age para o bem, mesmo por caminhos tortuosos. O interessante é que Ele usa das pessoas simples para construir grandes obras. Isso pode acontecer na hora em que menos se espera. Significa que nem tudo está perdido e o momento pode chegar. O sopro do Espírito de Deus é imprevisível, o hoje passa e a história continua.

Dom Paulo Mendes Peixoto Arcebispo de Uberaba.

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

  • YouTube ícone social