Sonhos e projeto paulatinamente se tornam realidade

Atualizado: há 21 horas


Padre Edson José Nogueira, pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, Santa Juliana –MG, planejava a construção de um amplo salão projetado para atender duas realidades distintas: o Centro de Pastoral e um salão para festas. Para isso, vinha se preparando financeiramente, há algum tempo. Surgiu, no entanto, uma mudança de foco: a reforma da Igreja Matriz, devido às necessidades de adaptações e ajustes às normas de segurança do templo.

Padre Edson, com o Conselho Administrativo Paroquial, buscou ajuda de profissionais, o engenheiro Geraldo Nunes de Oliveira e o arquiteto Denílson José Borges, que se dispuseram a prestar voluntariamente seus serviços em prol da necessária reforma e demais benfeitorias.


Deu-se início à obra em junho de 2019 com a retirada do antigo coro de madeira (assoalho), refazendo-o em alvenaria, assim como a escadaria que dá acesso a ele, levando em conta a área que deveria ser minuciosamente calculada para não perder espaço dentro da igreja. Foram instaladas também, nessa ocasião, doze novas janelas que brevemente receberão lindos vitrais.

Há nove meses aproximadamente, a obra começou novamente a ser executada. Uma grande estrutura foi construída no lugar do depósito, que beneficiará os trabalhos dos leigos e leigas em suas atividades (de organização, de limpeza e de acolhida).

Segue a descrição da grande obra que está sendo construída anexa ao prédio da igreja matriz: no primeiro piso agregado à sacristia dois banheiros adaptados; um elevador será instalado, um depósito com lavanderia, uma área para instalar bebedouro com água gelada e outra que dará acesso à casa paroquial e uma escadaria que dará alcance ao segundo piso. Nessa parte superior, será construída uma copa, um banheiro adaptado, áreas de acesso ao elevador e salas de catequese, sala de multimídia moderna e bem-ventilada com capacidade de comportar quarenta pessoas, em média.

Atualmente, está sendo feito o telhado do prédio da igreja, uma das maiores urgências da reforma. Para isso, se fez necessário o levantamento de vinte e duas novas colunas na área externa para reforçar o prédio, o que provocou a retirada de seis colunas internas.

Na parte interna da igreja, mesmo sem a colocação de um novo piso, o presbitério foi ampliado e recebeu as rampas de acesso nas duas laterais. Estão em fase de acabamento o altar da padroeira e também os nichos que receberão duas outras imagens.

Tudo isto só foi possível com planejamento, incentivo, motivação do pároco, Padre Edson José Nogueira, e muito trabalho. Inúmeras promoções têm sido realizadas com a participação dos fiéis, pois se trata de uma obra muito grande e, consequentemente, de custo muito alto.

Faz-se, portanto, necessário que os paroquianos tenham vontade, desejo e fé de construírem uma igreja ainda mais bela e acolhedora. Sendo assim, não se podem medir esforços para que este sonho se concretize: primeiramente as orações e, em seguida, o laborioso trabalho do povo de Deus.

Marísia Nunes

Secretária do Conselho Administrativo Paroquial

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba