#TôOn-line - Gratidão Pascom


“2020, um ano em que fomos pegos de surpresa.” Assim disse Renata Quirino, no começo de nossa Live. No dia 28 de dezembro de 2020, pelo canal do Youtube da Arquidiocese de Uberaba, aconteceu a Live #TôOn-line – Gratidão Pascom, onde queríamos em um momento de festividade agradecer a todos os pasconeiros pelo trabalho voltado para nossa Igreja católica no ano de 2020. Entretanto, para explicar melhor isso tudo temos que voltar um pouquinho no tempo e esclarecer como chegamos aqui. Em meados de janeiro do ano passado, o mundo descobria uma nova pandemia. No começo, achávamos que era coisa simples, mas depois vimos a gravidade do que estava por vir. Em 18 de março de 2020 tudo fechou, a igreja fechava as portas e não sabíamos como seria dali pra frente. No entanto, existia uma pastoral que se tornaria para nós, católicos, tão especial e tão importante. Essa pastoral se chama PASCOM – Pastoral da Comunicação. Através de uma tela de celular, de uma TV ou um computador podíamos sentir um pouquinho da presença de Cristo em nosso meio, podíamos nos aconchegar e ter a certeza que tudo isso iria acabar em algum momento. Foi aí que a luta começou, muitos agentes pascom ou pasconeiros não sabiam o que fazer. Como fazer. Como disse Ana Luísa, em nossa Live, “caíram de paraquedas”. Pega um celular aqui, puxa um cabo dali, estuda o OBS, investe em Webcam, em cabos especiais, estuda mais um pouco de OBS, usa o canal do Youtube. Assim, conseguimos levar a Santa Missa até a casa de nossos fiéis; muitos nem sabiam a real importância de tudo aquilo que estava acontecendo, mas o desejo de levar a palavra de Deus àqueles que tanto precisavam era cada vez mais forte.





Nesse meio tempo criou-se a Conexão Pascom para, junto da Pascom Arquidiocesana, caminhar e ajudar aqueles que estavam começando a dividir experiências, conquistas e até dificuldades. Em muitas paróquias nasceram as Pascons; a conexão e a Pascom Arquidiocesana sempre estiveram ao lado, seguindo e orientando no que fosse preciso. Em determinada reunião, vimos a necessidade de celebrar. Sim, celebrar mesmo em momento tão complicado, mas celebrar juntos as conquistas de todos os pasconeiros em nossa Arquidiocese. Assim nasceu a Live #TôOnline – Gratidão Pascom. Nossa live, com as bênçãos de nosso Arcebispo Dom Paulo e também de nosso assessor Monsenhor Valmir, foi idealizada pelos coordenadores da Conexão Pascom, Matheus Oliveira da Paróquia de Santa Cruz e Mauro da Paróquia de São Galvão. Tivemos como apresentadoras as comunicadoras Ana Luísa e Renata Quirino e a animação ficou por conta do Ministério Refúgio de Graça.

Houve uma rápida conversa sobre “2020, um ano de encontro” quando Mauro nos apresentou a realidade de tudo que passamos do começo da pandemia até aqueles dias. Falou da falta que a Santa Missa fez a todos nós, católicos, mas que tudo foi um grande aprendizado para todos.

Nosso Assessor Monsenhor Valmir agradeceu a Deus os dons da vida e talentos de todos os pasconeiros em nossa Arquidiocese. Lembrou que tivemos que ter coragem encontrando caminhos e soluções sem nos deixarmos vencer e que sempre tínhamos em nosso coração que a “Pascom é para os fortes”.




Mostramos a cara de nossos pasconeiros através de vídeos enviados por eles. Tivemos a presença de Nosso Arcebispo Dom Paulo que fez questão de estar presente para agradecer à Pascom todo seu trabalho. Ele nos pediu para olharmos para a frente e seguirmos firmes da forma que escolhermos para anunciar o Evangelho. Para finalizar, Padre Aloizio Jr nos apresentou o convidado especial da noite, trazendo para nosso meio Jesus Eucarístico a fim de que, juntos, pudéssemos adorar aquele que é fonte de tudo. Por Ele e para Ele chegamos até aqui. A participação de toda nossa Arquidiocese foi de grande alegria para nosso coração. Conseguimos através dessa live atingir aquilo que esperávamos: entrar na casa de todos os pasconeiros, levar a alegria e, principalmente, agradecer tamanha dedicação e perseverança no trabalho da comunicação pela Igreja.

Gratidão, Pascom, gratidão, pasconeiros! E fiquem ligados que #TôOn-line 2021 já já estará aí! Comunicar é um ato de amor e amar é ser Igreja!


Matheus Oliveira – Paróquia de Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores

37 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Contato Cúria
Metropolitana

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES CÚRIA

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria: Ramal 1

  • Financeiro: Ramal 2

  • Patrimônio: Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico: Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral: Ramal 5

  • Contábil: Ramal 7

       curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

COMISSÃO ARQUIDIOCESANA PARA A PROTEÇÃO DE MENORES E DE PESSOAS VULNERÁVEIS - CAPMPV

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social