TRÊS NOVOS DIÁCONOS PARA A ARQUIDIOCESE DE UBERABA


O diaconato é o primeiro dos três graus do sacramento da Ordem (diaconato, presbiterato e episcopado). Pode ser permanente, caso em que são ordenados homens casados e com caminhada eclesial exemplar, ou temporário, quando os ordenados são provenientes da formação presbiteral de uma comunidade e estão a caminho do sacerdócio ministerial.

No último dia 11 de julho, nossa Igreja Particular ganhou em seu presbitério três novos diáconos temporários: Alexandre Ferreira, César Augusto e Marcos Vinícius. São seminaristas de nossa Arquidiocese que se encaminham para a vida presbiteral após quase uma década de formação em nosso Seminário Arquidiocesano, que compreende a formação propedêutica, filosófica, teológica e a síntese pastoral.


A celebração, que guardou todas as precauções necessárias para a segurança de todos os (poucos) presentes, em razão da pandemia da COVID-19, aconteceu na cidade de Sacramento, na Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria. Foi presidida por nosso Arcebispo Metropolitano, que sublinhou em sua homilia a bela oração que é feita diante dos ordenandos no momento da entrega do Evangeliário a eles: “Crê no que lês, ensina o que crês e vive o que ensinas”.

O diaconato guarda em si a essência do sacramento da Ordem: o serviço! Ordenados para o serviço do altar e do povo de Deus, os diáconos são – desde sua instituição na comunidade apostólica (At 6) – agentes missionários, homens da Palavra de Deus e presença do Salvador em meio aos menores e preferidos d’Ele. Segundo o diácono César Augusto, ser diácono é "colocar-se a serviço, entregar a própria vida para a messe do Senhor".


Como comunidade unida, mantenhamos nossas orações por estes três homens tocados por Deus pelo chamado vocacional nesta jornada que será, até o fim de seus dias, permeada pela diaconia humilde e compassiva em prol do Senhor, da Igreja e do povo da Arquidiocese de Uberaba.

Welder Castro P. Andrade

Seminarista do 1º ano de teologia

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba