Tradicionais tapetes de Corpus Christi marcam a Solenidade na Arquidiocese

Tradicionais tapetes de Corpus Christi marcam a Solenidade na Arquidiocese

A Igreja Católica celebrou na última quinta-feira (20), a festa da instituição da Eucaristia, o Corpus Christi. A tradição desta data também se faz pela confecção dos tapetes, por onde tradicionalmente passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.

Em Frutal, uma das cidades onde o arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, celebrou, os tapetes foram feitos com alimentos, roupas e calçados. “Uma característica toda especial, pois os itens serão distribuídos aos mais necessitados. Isso é Eucaristia, porque Eucaristia é partilha. Agradecemos pela grande participação dos fieis neste gesto de generosidade”, destacou o arcebispo.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Frutal


Pelo 5º ano, a paróquia São Geraldo Majela, em Uberaba, mantém viva a tradição dos tapetes de Corpus Christi. Este ano, os trabalhos começaram às 4h da manhã. Foram confeccionados 15 tapetes de 15m cada, o maior da cidade. “Ao longo desses dias fizemos a experiência do encontro, do encontrar e da fraternidade”, afirmou o pároco, Pe. Fabiano Roberto.

Tapete Corpus Christi da paróquia São Geraldo Majela em Uberaba


Mais paróquias mantiveram a tradição, como os Santuários de Nossa Senhora D’Abadia em Uberaba e em Romaria. “O tapete é importante, mas o mais bonito foi ver todos como Irmãos, alegres, partilhando talentos, mãos sujas, carregando serragem, sorrisos de crianças à idosos. Uma grande Celebração no dia em que a Igreja celebra solenemente o seu sacramento mais caro: a Eucaristia, sacramento da unidade. É isso que Jesus quer para o nosso Santuário, que sejamos todos um, para que o mundo creia”, disse Pe. Alexandro Nunes, reitor do Santuário.

Santuário de Nossa Senhora D’Abadia em Uberaba


Em Pedrinópolis, a Paróquia São Sebastião iniciou a montagem do tapete às 5h da manhã e contou com a ajuda da Prefeitura, que buscou a serragem e disponibilizou pessoas para pintá-los. “Os tapetes nas ruas, em volta da igreja, é uma tradição de muitos anos. Começamos uma semana antes da solenidade. Durante a semana de Corpus Christi alguns membros da comunidade fazem os riscos de forma que fique delimitado o espaço a ser colocada a serragem. Depois vem a parte da escolha e realização dos desenhos. Por fim, no dia da Solenidade, nos reunimos às 5h da manhã para o preenchimento, o mais rápido possível, pois nossa missa é realizada às 9h. Tudo feito com muita alegria e amor a Jesus Cristo”, descreve Maria Antônia Cunha, secretária paroquial.

Paróquia São Sebastião em Pedrinópolis


Algumas paróquias montaram seus tapetes dentro da igreja, no corredor até o altar. Como as paróquias de Nossa Senhora de Lourdes, São Mateus e Nossa Senhora das Graças. Nesta última, o tapete foi preparado pela primeira vez pelos jovens da paróquia. “Após a Santa Missa houve a procissão pelas ruas do bairro Boa Vista. O tema da festa que vinha sendo preparada por um Tríduo Eucarístico desde o dia 17 foi: ‘Pão em todas as mesas’. O mesmo tema do próximo Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá no próximo ano, em Recife (PE)”, conta o pároco, Pe. Sérgio Augusto Faria Vidal.

Outras paróquias optaram pelo tapete solidário, como as paróquias Santa Bárbara e São Judas Tadeu. “Tendo em vista as necessidades tamanhas da sociedade, quisemos nesta festa fazer uma ação social. Muitas paróquias estão fazendo tapetes de alimentos e agasalhos. Nós quisemos que o nosso tapete fosse de mantas, cobertores, tendo em vista o inverno”, finalizou Pe. Juliano Evangelista.

Paróquia São Judas Tadeu



Confira alguns tapetes de Corpus Christi pela Arquidiocese de Uberaba

Paróquia São Geraldo Majela




Santuário de Nossa Senhora D’Abadia em Uberaba



Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria



Paróquia São Sebastião em Pedrinópolis





Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes


Paróquia Nossa Senhora das Graças


Paróquia São Judas Tadeu


*Todas as imagens foram enviadas pelas respectivas paróquias.

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Rede_Vida_logo.png
cnbb-branca-260x80-2.png
vatican-news-header-white.png

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede