A Igreja Católica celebrou na última quinta-feira (20), a festa da instituição da Eucaristia, o Corpus Christi. A tradição desta data também se faz pela confecção dos tapetes, por onde tradicionalmente passa a procissão com o Santíssimo Sacramento.
Em Frutal, uma das cidades onde o arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, celebrou, os tapetes foram feitos com alimentos, roupas e calçados. “Uma característica toda especial, pois os itens serão distribuídos aos mais necessitados. Isso é Eucaristia, porque Eucaristia é partilha. Agradecemos pela grande participação dos fieis neste gesto de generosidade”, destacou o arcebispo.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Frutal
Pelo 5º ano, a paróquia São Geraldo Majela, em Uberaba, mantém viva a tradição dos tapetes de Corpus Christi. Este ano, os trabalhos começaram às 4h da manhã. Foram confeccionados 15 tapetes de 15m cada, o maior da cidade. “Ao longo desses dias fizemos a experiência do encontro, do encontrar e da fraternidade”, afirmou o pároco, Pe. Fabiano Roberto.

Tapete Corpus Christi da paróquia São Geraldo Majela em Uberaba
Mais paróquias mantiveram a tradição, como os Santuários de Nossa Senhora D’Abadia em Uberaba e em Romaria. “O tapete é importante, mas o mais bonito foi ver todos como Irmãos, alegres, partilhando talentos, mãos sujas, carregando serragem, sorrisos de crianças à idosos. Uma grande Celebração no dia em que a Igreja celebra solenemente o seu sacramento mais caro: a Eucaristia, sacramento da unidade. É isso que Jesus quer para o nosso Santuário, que sejamos todos um, para que o mundo creia”, disse Pe. Alexandro Nunes, reitor do Santuário.

Santuário de Nossa Senhora D’Abadia em Uberaba
Em Pedrinópolis, a Paróquia São Sebastião iniciou a montagem do tapete às 5h da manhã e contou com a ajuda da Prefeitura, que buscou a serragem e disponibilizou pessoas para pintá-los. “Os tapetes nas ruas, em volta da igreja, é uma tradição de muitos anos. Começamos uma semana antes da solenidade. Durante a semana de Corpus Christi alguns membros da comunidade fazem os riscos de forma que fique delimitado o espaço a ser colocada a serragem. Depois vem a parte da escolha e realização dos desenhos. Por fim, no dia da Solenidade, nos reunimos às 5h da manhã para o preenchimento, o mais rápido possível, pois nossa missa é realizada às 9h. Tudo feito com muita alegria e amor a Jesus Cristo”, descreve Maria Antônia Cunha, secretária paroquial.

Paróquia São Sebastião em Pedrinópolis
Algumas paróquias montaram seus tapetes dentro da igreja, no corredor até o altar. Como as paróquias de Nossa Senhora de Lourdes, São Mateus e Nossa Senhora das Graças. Nesta última, o tapete foi preparado pela primeira vez pelos jovens da paróquia. “Após a Santa Missa houve a procissão pelas ruas do bairro Boa Vista. O tema da festa que vinha sendo preparada por um Tríduo Eucarístico desde o dia 17 foi: ‘Pão em todas as mesas’. O mesmo tema do próximo Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá no próximo ano, em Recife (PE)”, conta o pároco, Pe. Sérgio Augusto Faria Vidal.

Outras paróquias optaram pelo tapete solidário, como as paróquias Santa Bárbara e São Judas Tadeu. “Tendo em vista as necessidades tamanhas da sociedade, quisemos nesta festa fazer uma ação social. Muitas paróquias estão fazendo tapetes de alimentos e agasalhos. Nós quisemos que o nosso tapete fosse de mantas, cobertores, tendo em vista o inverno”, finalizou Pe. Juliano Evangelista.

Paróquia São Judas Tadeu
Confira alguns tapetes de Corpus Christi pela Arquidiocese de Uberaba
Paróquia São Geraldo Majela








































Santuário de Nossa Senhora D’Abadia em Uberaba











Santuário de Nossa Senhora da Abadia em Romaria















Paróquia São Sebastião em Pedrinópolis























Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes



Paróquia Nossa Senhora das Graças

Paróquia São Judas Tadeu


*Todas as imagens foram enviadas pelas respectivas paróquias.