Uberaba registra 1.367 casos de suspeita de dengue e departamento responsável pede ajuda à Igreja no

Apesar de não registrar óbitos, até a divulgação do último Boletim Epidemiológico, no dia 18 de março, Uberaba tinha 1.367 pacientes notificados com suspeita de dengue e 135 pessoas tiveram o diagnóstico confirmado. A cidade está entre os municípios mineiros classificados com alta incidência da doença.

Em Minas Gerais foram registrados 44.230 casos prováveis de dengue. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, 39 cidades mineiras apresentaram incidência muito alta de casos prováveis de dengue; 30 cidades estão com incidência alta; 83 com média incidência; 283 com baixa incidência e apenas 418 municípios estão sem registro de casos prováveis.

A situação é séria e por isso representantes do departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Prefeitura Municipal de Uberaba estiveram na Cúria Metropolitana de Uberaba, durante Reunião Geral do Clero, em fevereiro, para pedir a ajuda da Igreja Católica no alerta aos fiéis sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.


Lara Rocha Batista, chefe do departamento, durante reunião geral do clero da Arquidiocese de Uberaba.


“Viemos solicitar a colaboração e a participação de toda a comunidade, solicitar aos padres que nos auxiliem na busca do combate ao Aedes Aegypti e consequentemente na prevenção das doenças que são transmitidas por esse mosquito, as arboviroses – doenças graves que podem inclusive levar as pessoas a óbito. Solicitamos que seja lembrado ao final das missas, à toda a população, a responsabilidade de cada um, na participação do controle desse mosquito. Não só o Departamento de Zoonoses é responsável por esse trabalho, mas cada um em sua residência é responsável por observar se existe local onde há depósito que possa acumular água e, consequentemente, promover a reprodução do mosquito. Uma vez por semana ao limpar os quintais, lembrar de olhar os ralinhos, a laje, para ver se a calha não está entupida. Se cada um fizer a sua parte, juntos poderemos fazer um trabalho eficiente no controle dessas doenças”, explicou Lara Rocha Batista, chefe do departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Prefeitura Municipal de Uberaba.

O arcebispo metropolitano, Dom Paulo Mendes Peixoto, expressou sua preocupação e convocou toda a população a se mobilizar no combate à dengue. “Esta é uma preocupação que passa por todos nós, pela Arquidiocese, pelas nossas paróquias e comunidades. O problema da dengue é geral. O surto de dengue, em Uberaba, está crescendo. O número de casos está aumentando. Gostaria de fazer um alerta para o cuidado com a limpeza da sua casa e quintal, não deixar água parada. A dengue tem trazido morte! Precisamos sanar esse problema em nossa região. Esta é uma preocupação que você também precisa ter, pois afeta toda a comunidade. Que Deus possa nos iluminar para que tenhamos caminhos que ajudem a superar a questão de dengue”, afirmou o arcebispo.

Para Rubério Santos, representante do legislativo em Uberaba, o momento é crítico. “Estamos em um momento propício para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Através dessa visita da Zoonose aos padres aqui na Cúria Metropolitana, viemos pedir para que você, na sua casa, nos ajude a evitar que o mosquito prolifere. Como você pode fazer isso? Acabando com os criadouros do mosquito. É claro que a Zoonose tem a sua equipe de agentes que vão aos bairros, orientam, mas em muitos locais eles não encontram as pessoas e também não cabe a eles entrar nas casas e virar as águas que estão acumuladas, isso compete a você. Se você fizer isso, estará ajudando seu bairro, seu vizinho e sua família. Ajude a Zoonose!”, convoca Rubério.

A chefe do departamento de Controle de Zoonoses e Endemias informa ainda que durante o mutirão de limpeza, foram retiradas 15 toneladas de lixo e objetos inservíveis das casas das pessoas em 19 dias.

Com informações do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde

Confira o alerta de Dom Paulo sobre a dengue:


A chefe do departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista, faz um apelo aos padres:


Legislativo preocupa-se com o aumento do número de casos de dengue  confirmados:


Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba