Um olhar da Quase Paróquia Santo Antônio de Pádua e Capela Nossa Senhora Aparecida sobre a PASCOM

Atualizado: Set 8


A evangelização implica uma opção por Jesus Cristo, modelo de comunicador, imagem da nova humanidade.

Em Cristo nos é revelada a "Imagem do Deus invisível" (Cl 1,15).

É o Pai que nos revela seu amor por intermédio da Encarnação. A Encarnação de Jesus representa a presença de Deus em nosso meio, de forma terna e carinhosa, torna-se Deus conosco e assinala a plenitude da comunicação entre Deus e o homem.

Em Jesus, a comunicação é próxima e busca a comunhão total porque "Jesus Cristo é a empatia de Deus com o homem e do homem com Deus". A revelação expressa a comunicação viva e presente do Deus que é Amor. O anúncio da Boa Nova representa a missão de Cristo confiada a todos os cristãos convidados a participar e a ser comunidade. O compromisso estendido aos homens de boa vontade nos intima a sermos testemunhas do Reino e a nos entregarmos ao trabalho evangelizador, tendo em Cristo um companheiro e sinal autêntico da verdade. Participar é necessário, sendo presença fiel: "A participação resulta assim um caminho para a comunhão e, por isso mesmo, uma forma de comunicação: dessa comunicação de vida e amor que se realiza mediante as obras".


A Pastoral da Comunicação de nossa comunidade é a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida, da participação, das inter-relações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as demais pastorais e que deu oportunidade para o crescimento de jovens, inserção de tecnologias nos meios litúrgicos, utilização de murais, lembranças aos paroquianos e embelezamento das procissões, festas litúrgicas e sociais; tudo isso, por meio de uma linguagem simples e clara. O apoio dos padres e diáconos que passaram por aqui foi fundamental e esperamos que agora, com os frades, possamos continuar esta experiência salvífica. Sabemos que estamos num mundo muito apático e globalizado; por isso, os jovens precisam engajar-se mais nas Comunidades. Assim, a Pascom é o lugar deles!

Nossa missão não é apenas transmitir o que acontece, mas estabelecer uma nova interação com os fiéis da comunidade.


Quase Paróquia Santo Antônio de Pádua e Capela Nossa Senhora Aparecida

Renner de Brito e Welligton ...

18 visualizações