Uma páscoa para além da cruz

Há quem diga que a Páscoa é somente no dia da ressureição de Cristo, mas para minha família nunca foi assim. Especialmente para minha vó, Dona Lúcia, que era fiel membro do Apostolado da Oração de sua Paróquia, os preparativos para a Páscoa se iniciavam no Domingo de Ramos. Habitualmente, domingo já era um dia de oração, mas esta era especial. A missa, nesse domingo, já “começava” seu rito algumas horas antes, quando cada um ia em busca de seu ramo para levar à celebração (e claro, voltar com ele abençoado). Minha vó tinha o costume de buscar alguns a mais e deixar na mesa (que mal se enxergava em meio aos ramos), para aqueles que se esqueciam ou se atrasavam. E, como uma tradição, não restava um ramo sequer no final.

Findado o domingo, a Semana Santa oficialmente começava e com ela mais tradições ensinadas por Dona Lúcia. Quinta tinha missa do Lavapés. Sexta era o dia do recolhimento máximo em respeito ao sacrifício de Jesus. Nada de televisão ligada, limpeza de casa, jejum e oração intensos e pontualmente às 15h minha avó ia à igreja contemplar a morte de Jesus. À noite, a fé se reunia em forma de família e todos se encontravam para honrar a morte do Salvador, ao som inconfundível de Verônica. Sábado de Aleluia chegava e o coração já acelerava por saber que a ressureição estava próxima e que a cruz não seria o fim. E finalmente, o Domingo de Páscoa despontava trazendo a boa nova de que “Ele Vive!”


Era esse o dia preferido da Dona Lúcia, o domingo de Páscoa, porque nesse dia bastava olhá-la pra entender que para aquele que crê a cruz é realmente apenas uma passagem para a salvação eterna. E ela acreditava. Acreditava tanto que, mesmo após partir para o céu, seus preparativos, que antes encarávamos como meras tradições, são atualmente a essência, o verdadeiro significado desses dias.

Hoje, alguns anos depois de nossa última Páscoa juntas fisicamente e em plena pandemia, ainda posso aplicar os ensinamentos de Dona Lúcia, especialmente em tempos tão difíceis como os de agora e sentir em meu coração a mesma ansiedade para experimentar o Amor de Deus, que deu a vida por cada um de seus filhos, em cada instante dessa semana.


O

domingo de Ramos dessa vez será on-line, assim como as demais celebrações. Na sexta, terei de ouvir Verônica pela TV e aguardar em casa, ansiosa, o Domingo de Páscoa. Ainda assim, todos os preparativos serão religiosamente cumpridos (inclusive o sacrifício de não limpar a casa na sexta, ouviu, vó?), mas dessa vez longe da casa física do Senhor, porém, mais perto que nunca da Casa que ele mesmo criou para ser Morada em cada um de nós: nosso coração.

Com endereço único, espaço milimetricamente pensado, Ele vem fazer morada em nossa casa para celebrarmos juntos o Domingo de Páscoa e, mais uma vez, entender que a cruz não é o fim. E mais que isso, como dizia Dona Lúcia, ela é apenas uma passagem. Uma passagem para a vida eterna.


“Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele nossa morada” (João 14,23).


Gabriele Fuzaro

5 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
Contato Cúria
Metropolitana

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES CÚRIA

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria: Ramal 1

  • Financeiro: Ramal 2

  • Patrimônio: Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico: Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral: Ramal 5

  • Contábil: Ramal 7

       curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

COMISSÃO ARQUIDIOCESANA PARA A PROTEÇÃO DE MENORES E DE PESSOAS VULNERÁVEIS - CAPMPV

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social