Você é teólogo?

Atualizado: 11 de Nov de 2020

Olá!

30 de novembro é o Dia do Teólogo.

Você é um teólogo? Mesmo que você não seja diplomado, pratica de alguma forma a teologia? Antes de responder, é preciso entender o que é ser um teólogo.

A primeira pista para esse entendimento é a origem da palavra, que reúne dois radicais gregos: theos (deus) e logos (palavra, estudo).

– Quer dizer que teólogo seria aquele que estuda Deus?

Isso é um bom começo, mas não é tudo. Afinal, como tratar de Deus sem tratar de sua criação?

– Então, Luiz, o teólogo estuda tudo: Deus, a humanidade, os animais, a natureza?

Ah, estamos chegando lá! De fato, o teólogo não se limita a estudar Deus – o que já é muito –, mas o teólogo não é “pau pra toda obra”. O que distingue a teologia de outras profissões é a visão de tudo sob a ótica e a experiência da fé. Podemos dizer que o teólogo busca obter e desenvolver todo conhecimento que conduza ao aprofundamento da fé em Deus e do respeito por sua obra.


– Luiz, eu sou uma pessoa de fé, participo da vida da Igreja, através das celebrações litúrgicas e de cursos bíblicos. Isso faz de mim um teólogo?

Bem, você está no caminho certo, mas o teólogo trata dessas questões observando critérios científicos, pois a teologia é reconhecida como uma ciência. Há até uma certa confusão entre teologia e ciência das religiões, cujos saberes se apoiam mutuamente, mas somente na teologia a fé se faz necessária. Não existe teologia sem fé! Na prática, quem não é católico pode ser um valoroso cientista religioso, mas não será um teólogo católico.

Houve um tempo em que eu escrevia pequenos textos relacionados à liturgia no jornal da paróquia de que participava. Conhecia a maioria de meus leitores e podia avaliar o alcance de minhas palavras. Quando mudei de paróquia, fiquei muito tempo sem escrever, até que no ano passado fui convidado para a equipe deste jornal. Pouco tempo depois, em um encontro de catequistas para o Batismo (dentre os quais me incluo), uma catequista de outra paróquia veio elogiar meu texto. Foi aí que “caiu a ficha” e percebi que havia perdido o controle sobre o alcance de minhas palavras, pois este jornal chega a mais de 60 paróquias em 21 municípios da Arquidiocese. Entendi que precisava de maior embasamento, para que as palavras fossem menos minhas e mais d’Ele. Hoje, com 62 anos de idade, estou cursando o segundo ano de bacharelado em Teologia Católica, compartilhando com você experiências e aprendizado.

Espero que você e eu prossigamos nossa caminhada teológica, sempre calçados da oração, da caridade e da humildade, sem perder o foco em Deus e sua Palavra.

Encerro, agradecendo publicamente ao Professor Felipe Sérgio Koller, cujas aulas de Fundamentos Científicos da Teologia inspiraram este simples texto.


Luiz Villela

“in viam pacis”

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba
  • Spotify ícone social