VOCAÇÃO: Uma única voz e uma diversidade de chamados

Durante muitos anos, nossas comunidades foram acostumadas a pensar a vocação como algo inerente aos jovens que se decidiam pelo seminário e, deixando suas famílias, partiam rumo ao sacerdócio. Não estavam erradas, mas não totalmente certas! Há um movimento muito importante na Igreja que tenta reavivar o espírito conciliar que nos coloca diante de uma vocação única de todo cristão: a vocação universal à santidade que, por sua vez, se realiza na plena realização dos planos de Deus na vida de cada um de nós, seja no sacerdócio ministerial, na vida familiar, na vida religiosa e até mesmo em nossas atividades pastorais.

A vocação à vida consagrada é, de fato, um mistério belíssimo que nossa Igreja guarda em seu coração. Como dizia São João Maria Vianney, o santo pároco francês, “o sacerdote é o amor do coração de Jesus”. Todavia, tão grande obra do amor de Deus só se pode realizar em vista das outras inúmeras vocações que sedimentam a Igreja e formam em nossa comunidade um coro uníssono de expressões de vidas ofertadas a Deus.


Neste período de distanciamento social, por exemplo, tem-se evidenciado o grande ministério das pastorais da comunicação. Homens e mulheres vocacionados ao anúncio da Palavra de Deus surgiram diante da grave crise que nos afetou. Isto é riqueza para nossa Igreja e demonstra que Deus, todos os dias, continua a chamar seus filhos e filhas ao serviço, ainda que de diversas formas.

É também o exemplo do que têm vivido em suas casas as famílias católicas. Atrás das paredes de suas residências, fomos levados a redescobrir a beleza da vocação matrimonial e familiar como fundamento da Igreja doméstica que não substitui a Igreja-comunidade, mas a nutre e ajuda a sustentar.

Nesse mês de agosto, então, rezemos por nossa Igreja, para que continue a bradar em seu coração a mais bela das vozes: a voz do Cristo que chama os operários para a messe do Reino dos Céus.

Departamento de Comunicação do Seminário Arquidiocesano de Uberaba

Contato

Praça Dom Eduardo, 56 - Bairro Mercês - Uberaba - MG

(34) 3312-9565

Redes Sociais

Facebook

Instagram

Twitter​

Youtube

Inscreva-se

INFORMAÇÕES

Praça Dom Eduardo, nº 56 - Mercês
Uberaba-MG - CEP: 38060-280
Tel: (34) 3312-9565

  • Secretaria / Chancelaria Ramal 1

  • Financeiro Ramal 2

  • Patrimônio Ramal 3

  • Tribunal Eclesiástico Ramal 4

  • Secretaria de Pastoral Ramal 5

curia.arquidiocesedeuberaba@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA ARQUIDIOCESE DE UBERABA

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

  • Segunda a Sexta: 8h às 12h e 14h às 17h.

TVs Católicas

Produzido pela pascom arquidiocesana

© 2019 by Arquidiocese de Uberaba

Pública na Rede

Minas Gerais - Brasil

  • Facebook da Arquidiocese de Uberaba
  • Twitter da Arquidiocese de Uberaba
  • Instagram da Arquidiocese de Uberaba
  • Youtube da Arquidiocese de Uberaba