Vocação, um chamado para a doação de si

Atualizado: Ago 9


Estamos ingressando no mês de agosto, tempo em que a Igreja se propõe a rezar de forma ainda mais profunda pelo florescimento das vocações no seio de nossas comunidades, uma intenção perene no coração do povo de Deus. Muitos são os chamados nutridos pela prece do povo, pois bem se sabe o tamanho da messe e a escassez dos operários.

Nesta reflexão, contudo, gostaria de predispor o coração do leitor a uma nova camada nas orações. Há muito todos aqueles que se dispõem a um serviço com o fim de ampliar o Reino de Deus sofrem os mais variados desafios. Em qualquer âmbito do serviço, precisamos das orações do povo não só para que haja novas vocações, mas para que os vocacionados sejam nutridos de coragem e perseverança.

De um lado, os vocacionados ao matrimônio têm cada dia mais dificuldade no seu ministério familiar, assediados insistentemente por valores contrários aos princípios do Evangelho que norteiam a criação dos filhos e a harmonia espiritual, emocional e funcional de um lar. Sendo assim, que nossas orações se dirijam também ao fortalecimento dos pais e mães na delicada missão de criar bons filhos que sejam verdadeiros frutos da videira que é Jesus.


Por outro, os vocacionados à vida consagrada estão frente a frente com inúmeros obstáculos que podem enfraquecer ou até mesmo ceifar belos ministérios dentro da Igreja. Temos visto isso, por exemplo, com o alto número de padres e religiosos acometidos pela depressão, alguns chegando ao triste fim de perderem a vida. Que as orações do povo de Deus, então, sejam fermento espiritual para tantos homens e mulheres que dedicam a inteireza de suas vidas à obra de Nosso Senhor! Que elas sejam sua companhia!

Rezemos, pois, para que a vocação de cada um de nós seja compreendida como verdadeira doação de si, como nos diz o Papa Francisco em sua "Patris Corde", superando os sacrifícios com vistas na beleza de nos entregarmos ao belíssimo e irresistível plano de salvação que nasce da ternura do coração consolador de Jesus.


Welder Castro / Seminarista

26 visualizações